sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CINEMA NA MADRUGADA ou SCARFACE

Madrugada, uma e meia da manhã. Insônia. Sentado diante da minha tv, na sala, uma xícara de chocolate quente, uma tigela de biscoitos (parece coisa de criança, mas eu gosto, e daí?), liguei o aparelho de tv. Lá estava ela, gostosa, linda e com uma cheirando carreira de pó, igual uma louca. A bela Michelle Pfeiffer, juntamente com Al Pacino, no muito emblemático e cult "Scarface". Era legal ver ele, no papel de refugiado cubano, à serviço do veterano Robert Loggia, com tesão pela mulher do cara, e tentando se manter como o chefão das drogas em South Beach.
Mas aqui, eu fico comparando com o filme original de 1930, com Paul Muni e Bóris Karloff, o interessantíssmio Scarface - a vergonha de uma nação. O filme era baseado num livro, que por sua vez, foi inspirado na vida do violento Al Capone. A sugestão de incesto, tão escancarada na versão de Brian De Palma, bem com as cenas de ação, mesmo para os tempos de hoje, aind continuam belíssimas. Tony Camonte (o personagem original), não perdeu em nada, o brilho de bandidão. Comparando as duas versões, embora alguns mais severos entendam o trabalho de De Palma, inferior ao original (não me enquadro entre eles), eu considero as duas de uma qualidade ímpar. A versão original, escancarou exatamente aquilo que as autoridades da época não queriam deixar tão evidente, e hoje é até lugar comum: a luta desigual contra a criminalidade, enraigada em nossa cultura de massa. Já a versão de De Palma, só mostrou o nível de violência à que os chefes da droga chegam para não perderem seu reinado.
Bom, em ambos os casos, o protagonista encontra seu ocaso, parafraseando uma frase bem conhecida "rei posto, rei morto".
Aqui vai minha dica para a madrugada.

Um comentário: